Do not input private or sensitive data. View Qlik Privacy & Cookie Policy.
Skip to main content
Announcements
Solving the Informatica Dilemma: On-Demand Briefing - Watch On Demand!
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
e1smann
Contributor II
Contributor II

Filtro - Data de Corte

Olá, pessoal!

Preciso criar um filtro de data de corte no Qlik e gostaria de saber se podem me orientar sobre como fazer isso.

Estou tentando replicar um relatório financeiro que tenho em outro sistema, o qual exibe dados de faturamento.

Nesse relatório, costumo filtrar o ano, o mês e uma data retroativa, que corresponde à data de corte— ou seja, quero ver os dados até aquela data específica.

Exemplo:
Quero visualizar os dados de 20241 a 20243, considerando uma data de corte em 31/03/2024.

Na minha carga de dados, já estou trazendo os campos ano/mês e data de pagamento. Acredito que o filtro de data de corte deva ser feito com base na data de pagamento, mas posso estar enganado.

Labels (2)
1 Solution

Accepted Solutions
e1smann
Contributor II
Contributor II
Author

Boa tarde, pessoal!

Obrigado pela ajuda.

Para atender a necessidade relatada, precisei utilizar o Set Analysis, o filtro foi este:

=If(
TIPO_DF = 'A' or (TIPO_DF = 'P' and DATAPAGAMENTO_DF > Date#('$(vDataRetroativaDF)', 'DD/MM/YYYY')),
'OK'
)

Utilizei os tipo A para parcelas em Aberto e P para parcelas pagas.

View solution in original post

5 Replies
-SW-
Partner - Creator II
Partner - Creator II

Based on what you have said, typically, selecting the year 2024 and months 1,2,3, you should get your results especially if you made a Master Calendar.

However the business logic will be key here in terms of what dates you are using. You are talking about payment date, but you may need to take account of, purchase date, shipment date etc, and if so, please see the link below by @hic 
https://community.qlik.com/t5/Design/Canonical-Date/ba-p/1463578

rafaelencinas
Partner - Creator II
Partner - Creator II

Olá.

Segue  minha sugestão:

1 - Para ver dados de um período até uma data de Corte

- Selecionar os dois períodos

- No campo "Data de Corte" digitar <= 31/03/2025 e apertar enter, ele vai selecionar todas as datas possíveis da selação

Outra solução

2 - Criar um SetAnalysis com Variável

a) Crie uma variável chamada data de corte : vDataCorte

b) Crie uma medida com a seguinte expressão:

Sum ( {< CampoData = {"<=$(=vDataCorte)"} >}   Faturamento ) 

Desta forma, apesar das seleções, ele vai respeitar a variável que deverá ser colocada em um objeto de variável.

Bye!!

Senior Qlik Architect
Cobra, Stallone, "You're a problem and I'm the solution"
e1smann
Contributor II
Contributor II
Author

Boa tarde, pessoal!

Obrigado pela ajuda.

Para atender a necessidade relatada, precisei utilizar o Set Analysis, o filtro foi este:

=If(
TIPO_DF = 'A' or (TIPO_DF = 'P' and DATAPAGAMENTO_DF > Date#('$(vDataRetroativaDF)', 'DD/MM/YYYY')),
'OK'
)

Utilizei os tipo A para parcelas em Aberto e P para parcelas pagas.

rafaelencinas
Partner - Creator II
Partner - Creator II

Neste caso, você criou uma "Dimensão Calculada" para dizer na linha se o título está OK ou não.

Entendido !!

🙂

Senior Qlik Architect
Cobra, Stallone, "You're a problem and I'm the solution"
e1smann
Contributor II
Contributor II
Author

Isso!

O fluxo é o seguinte:

Em um campo de inserção de texto, vinculei ele com a variável. Daí nele eu insiro a data que preciso e posteriormente vou nos filtros e clico em "Ok".

O set analisys ficou vinculado a um campo de filtro.