Unlock a world of possibilities! Login now and discover the exclusive benefits awaiting you.
Olá comunidade Qlik Sense
Preciso saber o tempo que um veículo ficou parado em manutenção baseado nas ordens de serviço.
As informações aparecem da seguinte forma:
OS | Início | Final
2554 | 01/02/2022 | 03/02/2022
2555 | 02/02/2022 | 05/02/2022
2556 | 08/02/2022 | 15/02/2022
...
O problema é o seguinte, se eu fizer (Início - Final) e somar as OS, eu vou ter somas sobrepostas, pois pode acontecer de uma ordem de serviço seja aberta sem que a anterior seja fechada.
Como eu poderia fazer a soma sem a sobreposição de datas?
Muito obrigado pela dica. Encontrei a solução de outra maneira:
As OS's que se encontram abertas eu substitui por Today():
If(IsNull(Final), Today(), Final)
Porém ainda ocorre OS's com datas sobrepostas. Então realizei a seguinte tratativa:
If(Inicio <= Previous(Final), Final - Previous(Final), Final - Inicial);
Dessa forma, se uma OS for aberta antes da anterior ser encerrada, ele utiliza a Final do registro anterior como inicial, driblando a sobreposição!
Agradeço a contribuição!!
Gabriel Perin
Analista de BI
Olá @gabrielperin,
Bem, seria interessante você somar somente as que se encontram encerradas. Para tanto, se você não tiver esse campo, sugiro criar um campo de Status para a OS e somar apenas OS de Status "Encerrada". Assim:
Sum({<Status={"encerrada"}>} Interval(Final-Inicio))
Ou ainda, se não quiseres criar o campo e considerando que OS em Aberto não possui data Final preenchida.:
Sum({<Final={"*"}>} Interval(Final-Inicio))
Quaisquer dúvidas, pode me chamar: (24) 98870-0533
Abs e Sucesso!!
Muito obrigado pela dica. Encontrei a solução de outra maneira:
As OS's que se encontram abertas eu substitui por Today():
If(IsNull(Final), Today(), Final)
Porém ainda ocorre OS's com datas sobrepostas. Então realizei a seguinte tratativa:
If(Inicio <= Previous(Final), Final - Previous(Final), Final - Inicial);
Dessa forma, se uma OS for aberta antes da anterior ser encerrada, ele utiliza a Final do registro anterior como inicial, driblando a sobreposição!
Agradeço a contribuição!!
Gabriel Perin
Analista de BI