Skip to main content
Announcements
Introducing Qlik Answers: A plug-and-play, Generative AI powered RAG solution. READ ALL ABOUT IT!
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Anonymous
Not applicable

Acompanhamento mensal desconsiderando filtros

Bom dia!

Galera, ainda sou iniciante no Qlik e já estou apaixonado pela ferramenta kkkkk

Estou com uma dificuldade e não encontrei na comunidade algo que resolvesse meu problema, por isso achei válido levantar esse tópico.

Quero fazer um acompanhamento mensal do resultado das devoluções (em R$ e litros), porém gostaria que a análise ele fosse estática de acordo com o mês atual + os últimos 3 meses, independente do filtro de data inserido pelo usuário. Já tentei alguns formatos de função IF na dimensão, porém sempre que o usuário aplica algum filtro de data ele traz apenas os dados do mês filtrado.

DIMENSÃO:

Histórico3Meses

Função aplicada (que não esta desconsiderando o filtro)

=if([D1_DTDIGIT.autoCalendar.YearsAgo]=0 and [D1_DTDIGIT.autoCalendar.MonthsAgo]<=4, [D1_DTDIGIT.autoCalendar.YearMonth])

MEDIDAS:

DevReais

DevLitros


Lembrando que quando o usuário não insere o filtro ele retorna corretamente, porém quando ele seleciona a data o dash acaba trazendo apenas o mês escolhido.

Muito obrigado galera!!

Abraços!

1 Solution

Accepted Solutions
Thiago_Justen_

Igor,

Usando a explicação, muito bem dada por sinal, do amigo Daniel, você pode usar as expressões:

Mês Atual:

R$ => Sum({1<D1_DTDIGIT.autoCalendar.Month={"$(=Month(Today()))"}>}DevReais)

Litros => Sum({1<D1_DTDIGIT.autoCalendar.Month={"$(=Month(Today()))"}>}DevLitros)


3 Meses Anteriores ao Mês Atual:

R$ => Sum({1<D1_DTDIGIT.autoCalendar.Date={">=$(=MonthStart(Today(),-4))<$(=MonthStart(Today()))"}>}DevReais)

Litros => Sum({1<D1_DTDIGIT.autoCalendar.Date={">=$(=MonthStart(Today(),-4))<$(=MonthStart(Today()))"}>}DevLitros)

Estou considerando que você tem esses campos vindo do autocalendar (D1_DTDIGIT.autoCalendar.Month e D1_DTDIGIT.autoCalendar.Date).

Abs e Sucesso!!

Thiago Justen Teixeira Gonçalves
Farol BI
WhatsApp: 24 98152-1675
Skype: justen.thiago

View solution in original post

4 Replies
Anonymous
Not applicable
Author

Quando você utiliza um Set Analysis você tem os identificadores que são eles


0 - Vazio

1 - Sem Filtro

$ - Filtro Corrente

$1 - Seleção anterior

$_1 - Seleção futura


No caso de querer somar, por exemplo, sem que tenha interferência dos filtros bastaria usar

SUM({1} VALOR)

Thiago_Justen_

Igor,

Usando a explicação, muito bem dada por sinal, do amigo Daniel, você pode usar as expressões:

Mês Atual:

R$ => Sum({1<D1_DTDIGIT.autoCalendar.Month={"$(=Month(Today()))"}>}DevReais)

Litros => Sum({1<D1_DTDIGIT.autoCalendar.Month={"$(=Month(Today()))"}>}DevLitros)


3 Meses Anteriores ao Mês Atual:

R$ => Sum({1<D1_DTDIGIT.autoCalendar.Date={">=$(=MonthStart(Today(),-4))<$(=MonthStart(Today()))"}>}DevReais)

Litros => Sum({1<D1_DTDIGIT.autoCalendar.Date={">=$(=MonthStart(Today(),-4))<$(=MonthStart(Today()))"}>}DevLitros)

Estou considerando que você tem esses campos vindo do autocalendar (D1_DTDIGIT.autoCalendar.Month e D1_DTDIGIT.autoCalendar.Date).

Abs e Sucesso!!

Thiago Justen Teixeira Gonçalves
Farol BI
WhatsApp: 24 98152-1675
Skype: justen.thiago
Anonymous
Not applicable
Author

Thiago e Daniel,

Muitíssimo obrigado!!!

Eu estava editando a medida, mas fazendo conforme orientaram deu certo

Abração!

Thiago_Justen_

Perfeito Igor. Escolha uma das respostas como correta (a que resolveu seu problema) e marque como útil as que você achar aplicável.

Na dúvida de como fazer isso veja o item 2.3 do Manual do usuário | Como criar e gerir minhas perguntas?

Thiago Justen Teixeira Gonçalves
Farol BI
WhatsApp: 24 98152-1675
Skype: justen.thiago