Skip to main content
Announcements
Introducing Qlik Answers: A plug-and-play, Generative AI powered RAG solution. READ ALL ABOUT IT!
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Mayron
Contributor III
Contributor III

Duvida sobre como fazer IF com dois campos diferentes

Boa Tarde Pessoal,

Tudo bem? Estou a alguns dias quebrando cabeça e não consegui resolver a questão.

Eu tenho um sistema de chamados que foi adaptado pra um determinado serviço, eu possuo 2 campos de SITUAÇÃO dentro do sistema.

1º situacao (Quando abrem o chamado informam se o equipamento está Operando ou Parado)

2º situacaofinalizado (Quando o chamado é finalizado, informam no Status se o equipamento mudou o Status)

Eu preciso criar uma regra.

Sendo: se o campo situacaofinalizado for nulo, ele vai trazer a informação do campo situacao. Caso o campo situacao finalizado esteja preenchido, ele vai trazer só ele.

Alguém poderia? 

Desde já agradeço o apoio;

2 Solutions

Accepted Solutions
Zapparoli
Creator II
Creator II

Boa tarde Mayron, tudo bem ?

Você pode usar a função IsNull.

No seu caso ficaria:

If(IsNull(situacaofinalizado),situacao,situacaofinalizado) as SituaçãoAtual.

Essa fórmula verifica se o campo situacaofinalizado é nulo, se for, pegamos o campo situação, se não for nulo, pegamos o campo situacaofinalizado. Por fim nomeamos o campo para podermos usar ele no front-end.

- Matheus

 

Check my Youtube Channel for more Qlik Content
https://www.youtube.com/@ZappaAnalytics

View solution in original post

Mayron
Contributor III
Contributor III
Author

Boa Tarde Matheus,

 

Maravilha parceiro, deu certo e era exatamente o que eu precisava, agradeço muito o apoio.

 

Grande abraço.

View solution in original post

2 Replies
Zapparoli
Creator II
Creator II

Boa tarde Mayron, tudo bem ?

Você pode usar a função IsNull.

No seu caso ficaria:

If(IsNull(situacaofinalizado),situacao,situacaofinalizado) as SituaçãoAtual.

Essa fórmula verifica se o campo situacaofinalizado é nulo, se for, pegamos o campo situação, se não for nulo, pegamos o campo situacaofinalizado. Por fim nomeamos o campo para podermos usar ele no front-end.

- Matheus

 

Check my Youtube Channel for more Qlik Content
https://www.youtube.com/@ZappaAnalytics

Mayron
Contributor III
Contributor III
Author

Boa Tarde Matheus,

 

Maravilha parceiro, deu certo e era exatamente o que eu precisava, agradeço muito o apoio.

 

Grande abraço.