Skip to main content
Announcements
Qlik Connect 2024! Seize endless possibilities! LEARN MORE
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
AlanBT
Contributor
Contributor

Gráfico Acumulado com particularidades

Pessoal, conseguem me ajudar?

Estou montando uma análise e pretendo disponibilizar uma visão acumulada (gráfico) no Qlikview mesmo. Preciso de uma visão acumulada da Sum(VALOR), utilizando como dimensão o campo "MOB". Contudo, deve-se levar em consideração o campo Safra, ou seja, deve acumular apenas as somas para os mobs cuja as safras existam. O que está acontecendo é que de todas as formas que tentei acaba retornando o acumulo total.

Sei que muitos podem ficar curiosos sobre o que é o mob, resumindo, mob representa o número de meses após a entrada do cliente para a empresa. Assim, se adquirirmos um cliente "X" em 15/07/2021, a safra será 202107 (AnoMes) e ao olharmos esse cliente em set/21, estamos avaliando ele no Mob2 (2 meses após a aaquisição deste cliente).

Montei um protótipo pra tentar encontrar uma solução e este mesmo objeto estou compartilhando com vocês em anexo. Enfim, como na imagem abaixo, a primeira tabelinha mostra a distribuição do Sum(VALOR), a da esquerda é como o Qlik está fazendo o acúmulo, tentei com RangeSum(Above(Sum..., com AGRR e outras, mas todas resultam no mesmo resultado desta tabela do meio. O objetivo é a tabela da direita (a última). A solução é realizar a soma acumulada até a máxima safra do mob avaliado, por exemplo, para a safra 202103 no mob2, o correto é somar todo o histórico <=202103, que neste caso seriam 202101, 202102 e 202103, mas em minhas tentativas acaba somando com os valores das safras de 202104 e 202105, o que não pode ocorrer. Espero que tenha dado pra entender, agradeço muito se alguém conseguir me ajudar, eu tenho a lógica a solucionar, mas não estou conseguindo aplicar. Vai a base protótipo em anexo e um qvw que utilizei para fazer minhas tentativas. Caso não tenha ficado muito claro, irei respondendo para melhor esclarecer o problema. Desde já agradecido.

AlanBT_0-1627757647627.png

 

1 Reply
pedrobergo
Employee
Employee

Olá @AlanBT ,

Como você está usando uma tabela dinâmica, a função a ser usada é FIRST(). Ela irá acumular os dados a partir da primeira coluna até a coluna atual.

A formula é a seguinte:

=RangeSum( First( Sum(VALOR), 1, ColumnNo() ) )

Para ter uma resposta mais rápida, poste suas dúvidas em português no grupo Brasil em https://community.qlik.com/t5/Brasil/gh-p/brasil-group ou em inglês nos fóruns gerais.

Abs,

Pedro