Skip to main content
Announcements
Introducing Qlik Answers: A plug-and-play, Generative AI powered RAG solution. READ ALL ABOUT IT!
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Clever_Anjos
Employee
Employee

Como obter ajuda? Leia antes de postar


Estou em encrenca

Como qualquer um de nós você chegou a um ponto que não consegue avançar. Está parado já a alguns minutos (ou horas, ou dias) em um problema aparentemente insolúvel.

Esse nosso fórum é com certeza um ótimo lugar para pedir ajuda, pois pode contar com o apoio de centenas de profissionais qualificados que inclusive já podem ter passado pelo mesmo problema que você. Acredite, não somos tão criativos assim, provavelmente o problema que está passando alguém já enfrentou e consegui resolver.

Vemos os tópicos sendo encerrados com sucesso e outros que ficam até anos sem resposta.

Analisando os tópicos que não são respondidos, eles têm algo em comum:

1 - Título que não traz muita informação sobre o que se trata

Capturar1.PNG

Capturar2.PNG

Tente sempre colocar um título descritivo, veja um exemplo que já diz o que se quer resolver

Capturar3.PNG

2 - Falta de Contexto

Quem vai responder não senta na mesa ao seu lado. Ela(ou ele) não tem nenhum contexto do seu problema. Tente explicar (em poucas linhas):

    • Seu modelo de dados (Pressione um Control-T, exporte a imagem e anexe)
    • Quais tentativas você já fez que não tiveram sucesso
    • O que você realmente precisa (uma expressão de um gráfico? Um novo campo no seu modelo?)

O que não precisa postar:

    • "Oi sou novato em QlikView". Você tem um problema, iremos tentar ajudar, não faz diferença se é novato ou não
    • "Estou com uma dificuldade e gostaria de ver se alguém aqui poderia me ajudar". Meio óbvio, não?
    • "!!!!" Colocar pontos de exclamação não irá colocar o seu problema na frente da fila


3 - Falta de Amostras de dados

Quem está do lado de cá não conhece os seus dados em detalhes. Nomes e tipos de campos, frequência entre os valores e outras coisas impactam em muito na possível solução.

Anexe uma amostra do seu QVW e dos seus dados. Como na maioria das vezes os dados são sigilosos utilize o recurso de embaralhamento (Preparing examples for Upload - Reduction and Data Scrambling) para poder compartilhar.

Sem um qvw e uma amostra dos dados fica mais difícil ajudar

4 - Falta de Logs

Se está tendo um erro de script, anexe o log. Para habilitar, basta ticar a opção abaixo

Capturar.PNG

Como devo proceder?


  • Antes de postar, pesquise. Como disse antes, não somos tão criativos assim, provavelmente o seu problema já foi resolvido por outra pessoa
  • Verifique se está postando na área correta. Se for na Qlik Brasil em português se for nas demais deve ser em inglês.
  • Utilize as tags para identificar se está falando de Qlikview, Sense, NPrinting, script, gráficos, etc
  • Ajude a ser ajudado. Dê informações claras e concisas, poste seus dados, descreva o que precisa.
  • Calma. Sei que seus tempos são curtos mas os nossos também são. Responder aos tópicos é um trabalho voluntário que fazemos durante os curtos momentos de ociosidade entre nossos problemas.
  • Adapte-se. Pode ser que a solução que alguém te mandou não seja exatamente igual a sua. Faça suas adaptações, invista nisso como aprendizado
  • Retribua. Tenha como regra responder pelo menos uma dúvida para cada dúvida sua que foi resolvida. É assim que o modelo funciona (Pay It Forward (film) - Wikipedia, the free encyclopedia)
  • Ajude a manter organizado: Assim que uma das respostas atender, marque-a como "Correta" e se alguma outra for útil, marque-a como útil. Assim você marca a questão como respondida. As pessoas que virem esse tópico saberão como resolver o problema. Dessa maneira você já vai estar ajudando os outros usuários da comunidade.

Leitura relacionadas :

Qlik Community Tip: Posting Successful Discussion Threads

Manual do usuário | Como criar e gerir minhas perguntas?

Enjoy Qliking!

17 Replies
mercadante
Creator
Creator

Ótimo!

Eu mesmo tenho o mal habito de inciar com um texto parecido com o citado

  • "Estou com uma dificuldade e gostaria de ver se alguém aqui poderia me ajudar". Meio óbvio, não?

Vou me policiar mais...

Not applicable

Muito bom!

Not applicable

Boa Clever!

Not applicable

Dicas excelentes! Obrigada!

Anonymous
Not applicable

Top, ótimas dicas.Obrigado

michellysodre
Contributor III
Contributor III

Ótimas dicas!!

marcio150972
Creator
Creator

Sensacional!!

Thiago_Justen_

Dicas valiosas e necessárias.

Thiago Justen Teixeira Gonçalves
Farol BI
WhatsApp: 24 98152-1675
Skype: justen.thiago