Unlock a world of possibilities! Login now and discover the exclusive benefits awaiting you.
Olá Pessoal,
Me deparei com um projeto bem diferente do vi até agora e peço a ajuda de vocês, se puderem.
Tenho um projeto onde tenho de desenvolver um painel que demonstre as notas de entrada e suas utilizações, através das notas de saída. Então, na área de negócios, Estoque e Cadeia de Suprimentos, isso é considerado como PEPS (Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair) ou FIFO, em inglês, First In First Out. Apesar de ser uma metodologia bem conhecida no mercado, o ERP não tem suporte para ela. Logo, na minha fonte, só tenho as Notas de Entrada, Notas de Saída e os Sequenciais de cada nota para tocar o projeto.
Então, gostaria de ideias para montar essa transformação e 'linkar' cada nota saída a uma nota de entrada, onde é preciso respeitar o saldo da nota de entrada e também o saldo da nota de saída. Vou colocar um demonstrativo abaixo.
Bom dia Luis,
Primeiramente, estas informações de entrada e saída estão em tabelas diferentes? Ou na mesma tabela?
Se estão em tabelas diferentes você deve criar um link entre elas, para isso você deve ter um campo que seja comum para realizar este link.
João Carlos
Bom dia, João.
Estão na mesma tabela, com campo sequencial (importante para determinar a ordem de utilização) e diferenciadas entre Saída ou Entrada. A principio eu vejo a necessidade de uso de iteração, porém, o que me deixa um pouco confuso é como tratar os possíveis saldos. Pois tenho de respeitar o saldo de uma nota de entrada, que não pode ficar negativo, mas uma nota de saída pode encerrar o saldo de uma nota de entrada e essa mesma nota também iniciar a próxima nota de entrada. Ou seja, uma nota de saída pode alimentar duas notas de entrada.
Oi Luiz,
Achei um pouco confusa essa tabela. Pelo que eu entendi voce tem uma nota de entrada com um valor X e que deve ser descontado de um valor Y que seria a nota de saida e isso gera um saldo da nota de saida. Onde esse saldo nao deve ser maior do que o valor da nota de entrada porque essa nao deve ser negativo. Caso o valor Y seja menor que X entao temos um saldo que se torna valor de entrada para outra nota de entrada. É isso? Ou temos uma nova nota de entrada que vai ser somada com esse saldo remanescente?
Tambem não entendi a penultima linha, teve uma entrada de 50k, uma saida de 30k mas já existia um saldo de saida no valor de 10k. Logo o resultado final nao deveria ser 50k - 40 k, resultando em 10k de saldo na entrada?
Oi, Eduardo.
Na verdade, é um conceito semelhante a uma conta corrente, mas voltado para controle de estoque.
Considere que adquiri 150 unidades de um produto X, mas através de duas notas, a primeira nota de entrada teve a quantidade de 100 unidades e vou atribuir a ela um ID '100' (troquei pelo numero da nota , no exemplo), logo depois comprei mais 50 unidades desse mesmo produto X. Então, em dado momento, tenho 150 unidades do produto X em estoque (100 + 50).
Agora vou dar saída desse estoque. Fiz duas vendas, a primeira de 70 unidades, já a segunda foi de 80 unidades. O desafio é demonstrar de qual nf de entrada pertence o produto vendido.
Compra Venda Estoque
100 0 100
50 0 150
0 70 80 < Aqui, vendi 70 unidades do produto que comprei na 1ª NF
0 80 0 < Aqui, vendi as 30 unidades restantes da primeira nf, mais 50 unidades compras na segunda compra.
Saquei, mas a informação ou a regra de qual NF deve ser descontada voce tem?
Então, toda nota obedece um sequencial no sistema. Além disso, as notas de saída e de entrada são armazenadas na mesma tabela (NotaFiscal), então, a primeira nota que entrar no estoque deve ser a primeira nota a sair.
Ultima pergunta (to no trabalho então é mais complicado responder), tem como uma nota fiscal de saida ser maior do que a da entrada?
Ex:
Compra Venda Estoque
100 110 -10 (10 aguardando entrada)
50 30 10
Porque se a NE for sempre maior que a NS então basta a gnt pegar o Estoque+NE -NS pra cada linha