Skip to main content
Announcements
Qlik Connect 2025: 3 days of full immersion in data, analytics, and AI. May 13-15 | Orlando, FL: Learn More
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
jsobrinho
Creator
Creator

Star schema x tabular schema

Olá,

1-Poderiam me ajudar, a esclarecer uma dúvida? Quando que o modelo tabular seria recomendado? (quantidade x de registros determina isso?) sei que pela literatura o indicado seria o star schema, fato com ID's e métricas e as dimensões, porém quando se usa o modelo de uma única tabela, eu teoricamente não ganho performance, pois não tenho os joins das dimensões pra fazer?

Agora considerando que eu tenha um modelo tabular de100 milhões de registros que é incrementada de forma diária, essa seria a melhor abordagem ou seria melhor o modelo star schema?

2-Imaginem que eu tenho uma fato e nessa fato eu tenha o ID da região do pais, e uma dimensão de país, estou fazendo um inner join do ID da região para que eu consiga também 'filtrar' a zona que preciso e com isso reduzir dados, porém quando faço esse join, acabo levando para minha fato, a tabela de região, portanto além de ID's e métricas agora tenho nome de região e estados dentro da fato, como eu poderia melhorar essa abordagem?

Obrigado

 

0 Replies